Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

terça-feira, maio 06, 2008

Uma Ode Blogueira

Já disseram por aí que o impacto da internet sobre a humanidade é maior até do que o impacto da invenção dos computadores. Tudo bem que um não existiria sem o outro... Mas deixando de lado as tecnicalidades, quem duvida? Hoje eu tenho tudo o que sempre quis aqui mesmo, no meu cantinho, em frente à minha máquina, conectado ao mundo. A vida no século 21 é muito mais legal do que era na minha adolescência, lá no século 20, de tanto tempo perdido. Fato.

E aí começamos a pensar em outro impacto, o que é sofrido do outro lado, do lado das grandes empresas de lazer e cultura. A indústria da música, a indústria do cinema, a televisão, os jornais... Com tudo o que eu quero ao meu alcance - cortesia de outras tantas pessoas como nós - será que preciso desses caras? Posso acompanhar uma série de TV simultaneamente com a exibição nos Estados Unidos, e com legendas. Vou esperar alguma alma caridosa trazer a tal série para o Brasil, e cheia de propaganda? Posso baixar um disco qualquer um mês antes de seu lançamento oficial. Vou comprar o CD para deixar na estante? Posso ver um filme antes mesmo da estréia em seu país de origem. E vou pagar ingresso?

A cultura mudou. É encarada hoje como uma espécie de 'bem compulsório', como a saúde ou a educação. Não vamos pagar e pronto! E durma com um barulho desses! Ou os donos do lazer alheio acordam e partem para alternativas inteligentes ou vão morrer na praia. Simples assim. Quer exemplo melhor que a música? O Metallica gritou contra o avanço da internet. Eles reconhecem hoje que foram uns bocós. Elton John falou besteira e virou piada. Bandas como Radiohead e Nine Inch Nails lançam discos de graça e são louvados. Será que perderam dinheiro? Ou fãs? Ou sua credibilidade? I really don't think so...

Tudo isso para louvar os blogueiros que, como a espanhola Lu, mentora do site 'Una Piel de Astracán', livram as obras de museus fechados com cobrança de ingresso. Ela consegue álbuns na íntegra (sabe-se lá como...) e os disponibiliza para download. O trabalho de estréia de Scarlett Johansson, por exemplo, está lá. E um outro, que vai ganhar um destaquezinho especial em breve. Aproveito também para louvar outros amigos que assumem o papel de formadores de opinião - todos somos não? - e divulgam suas idéias por aí: Luciana Ribeiro, Theo França, Ricardo Homsi, Maurício Moreira, Sílvia Mello, Juliana Burger, Maurício Alcântara, Fernanda Corrêa, Paloma Cotes, Mariana Dorin, Simone Iwasso, Camila Alam e tantos outros...


Um viva a todos!


(Trilha Sonora: Aimee Mann - @#%&! Smilers)

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Há pouco mais de 1 ano escrevi algo relacionado com isso: http://www.bacante.com.br/revista/especial/web-2-0

Abraço e valeu pela menção!

11:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

Fiquei muito contente em ser citada, em saber que, mesmo escrevendo sobre temas tão diferentes, fazemos parte de um mesmo universo. bjos
Paloma

1:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

fiz um post no meu blog, inspirada nesse seu. Dá um pulo lá:
www.maedeprimeira-paloma.blogspot.com
bjos

3:52 PM  
Blogger Camila Alam said...

vixe! até me surpreendi! :)
ótimo post!

4:40 PM  

Postar um comentário

<< Home