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terça-feira, maio 06, 2008

@#%&! Smilers

'@#%&! Smilers', ou 'Fuckin’ Smilers', é o título do novo álbum de Aimee Mann (lindíssima, ao lado, em foto de divulgação). O lançamento oficial será no dia 03 de junho. Mas, adivinhem, já está dando sopa na internet. Quem fez essa descoberta foi André Palugan, roqueiro alternativo nato (leia o post abaixo...). E foi ele quem me deu esse toque precioso.

Cheers, whore!

Antes de fazer uma análise faixa a faixa, gostaria de indicar a entrevista bacaníssima que Aimee Mann deu para a edição online da revista Vanity Fair. Basta entrar no site e fazer uma busca na seção 'online only'. Ou tentar o Google. Também gostaria de dizer que fui um dos primeiros a encomendar o meu CD na pré-venda. Nada de peso na consciência pelo furo. Vamos agora ao que interessa: Aimee Mann. :)

Para quem é fã, o disco é surpreendente. Acho que vale destacar que conheço o seu trabalho desde que liderava a banda Young Snakes, que fazia o estilo 'pretending to be punk'. Conheço também a obra completa de seu grupo 'Til Tuesday, que estorou na década de 80 com seu pop sofisticado e com seus cabelinhos espetados. E depois veio a consagrada carreira solo, que conheço de ponta a ponta. Sem modéstia alguma, conheço pacas. Por isso mesmo esperava um disco excelente porém previsível, ou sem grandes novidades. Queimei a língua. E adorei queimar.

Como já disseram os Beatles em uma clássica canção, I Should Have Known Better. Depois da ousadia de um álbum conceitual ('The Forgotten Arm', que conta a história tumultuada de amor de John e Caroline em 12 faixas), eu deveria esperar algo além de uma simples seleção de músicas legais. Aimee Mann saiu de sua zona de conforto e arriscou. Não usou guitarras elétricas, abusou de teclados, sintetizadores e moogs, acrescentou cordas e metais, fez refrões pegajosos e ainda cantou em falsete. O resultado é diferente e absurdo de bom. Estou agorinha mesmo em minha quinta audição. E amando '@#%&! Smilers' como nunca. Pelos próximos três meses não pretendo ouvir outra coisa. Mas vamos ser detalhistas...

1. Freeway
É o single. Abre o álbum com uma competência espetacular, para cima, com um refrão para cantar junto a plenos pulmões e uma linha musical repetitiva que não sai da cabeça - e que lembra um pouco 'Cannonball', do Breeders.

2. Stranger Into Starman
Quase uma vinheta. Aimee Mann sendo Aimee Mann, no piano, com acompanhamento de violinos e uma percussão delicada, de fundo, só para dar um clima.

3. Looking for Nothing
Entra de cara na lista de minhas favoritas. Aimee Mann arrisca aqui fazendo um raro falsete, um tanto tímido ainda. Quem diria... Deu muito certo.

4. Phoenix
Uma música mais no seu estilo, acústica, com sintetizadores e cordas apenas para um ar de novidade. Tem um raro 'pápápá', alegre até, daqueles feitos para você acompanhar batendo palmas e com o isqueiro aceso (ou o celular ligado).

5. Borrowing Time
Mais uma de minhas favoritas! Os metais fazem a festa e dão um toque todo especial a essa (outra) canção bem animadinha...

6. It’s Over
Outra acústica, que cresce aos pouquinhos. Aimee Mann ao violão acompanhada por piano e violinos. Ela deixa a timidez de lado e capricha nos agudos, mostrando um alcance anormal para uma voz tradicionalmente mais grave. Linda!

7. 31 Today
Velha conhecida dos fãs! Antes mesmo do single 'Freeway', havia sido lançada no YouTube em um vídeo engraçadinho. Apesar de a letra te fazer pensar e te jogar um pouco para baixo, a música está super de bem com a vida.

8. Great Beyond
A música é parte da trilha sonora do filme 'Arctic Tale'. Tem uma pegada de percussão forte, porém discreta (só ouvindo mesmo para entender...). Passei o dia todo com ela na cabeça, pensando em pingüins pulando alegres pra cá e pra lá.

9. Medicine Wheel
Não foi por acaso que falei dos Beatles lá em cima. 'Medicine Wheel', que já conhecia de um bootleg acústico, é a 'Let It Be' dos anos 2000. O solo é de chorar. Um primor.

10. Columbus Avenue
Não há nada mais fofo do que Aimee Mann contando 'one, two, three, four' logo no início da canção (obviamente). Uma balada de arrepiar.

11. Little Tornado
Uma outra baladinha de arrepiar. Ao contrário da faixa anterior, é um tanto crua, pesada, sóbria. E mesmo em seus momentos mais líricos, com um assobio delicado mas grave.

12. True Believer
Aimee Mann em seu momento de 'crooner'. O estilo de cantar lembra muito o de grandes intérpretes femininas de décadas passadas. Para não deixar dúvidas.

13. Ballantines
Para fechar, que tal um clima de cabaret? Deliciosa e antológica! Só é triste por ser a última...


(Trilha Sonora: Aimee Mann - @#%&! Smilers)

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mas que postING precioso!
ING
ING
ING

11:11 AM  

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