Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

sábado, junho 07, 2008

O Ocaso de um Herói

Vocês já sabem que eu sou fã do Indiana Jones. Mas o herói morreu. Ou melhor. Foi assassinado por esses senhores aí: Steven Spielberg e George Lucas, seus próprios criadores. Bastou um filme - 'Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal' - para destruir toda a mitologia do personagem, que nasceu para ser uma espécie de James Bond da arqueologia.

Há tempos (desde que a 'trilogia' foi encerrada com 'Indiana Jones e a Última Cruzada', em 1989) que todos anseiam por um novo filme. Quase 20 anos depois está aí o resultado final, após uma série de roteiros e mais roteiros que foram e vieram em uma onda de boatos que não tinha fim. Só valeria a pena, disseram Spielberg, Lucas e Harrison Ford, com uma história forte nas mãos. É absurdo imaginar os textos que foram jogados pela janela em benefício da besteira que acabou indo para as telas. E besteira é pouco: porcaria mesmo.

A história de 'O Reino da Caveira de Cristal' poderia ter sido escrita por Erich Von Däniken para a sequência de 'Arquivo X'. Vamos relembrar e viver? Em 'Os Caçadores da Arca Perdida', Indiana Jones busca a Arca da Aliança, onde foram guardados os 10 Mandamentos. No fim, a fúria de Deus elimina todos os malvados. Em 'Indiana Jones e o Templo da Perdição', ele recupera uma pedra mágica e salva um pequeno povoado da Índia. No encerramento, na tal da última cruzada, parte para encontrar o Santo Graal, o cálice que foi usado por Jesus Cristo na última ceia. Aqui também o artefato tem poderes divinos, de vida e morte. Para resumir: a série sempre teve forte apoio em dogmas religiosos.

Agora, com tudo isso em nossas cabeças, é triste que os filmes que afirmaram (em sua ficção) que a Bíblia diz a verdade e que Deus existe joguem tudo isso no lixo para falar que os deuses, puxa vida, que coisa, eram astrounatas. Mesmo com a frase 'os deuses deles' - das civilizações pré-colombianas das Américas - a mitologia é destruída. Ainda estou chocado com a falta de percepção de toda a equipe envolvida. É algo tão estridente que me faz questionar a capacidade de cada um dos nomes que aparecem na tela, mas principamente de Spielberg e Lucas. Spielberg - olhando com olhos bem críticos - não faz nada que preste desde que 'cresceu'. Lucas - olhando com os mesmos olhos - só consegue fazer fortunas por inércia, pela força de suas marcas, como 'Indiana Jones' e 'Guerra nas Estrelas'. Nada a ver com qualidade. Para que qualidade, afinal?

É por causa desse ataque frontal ao cerne da natureza de Indiana Jones que a tentativa de seguir em frente com o filho do personagem - e com Shia LaBeouf - será um novo desastre. Que o herói descanse em paz... E de uma vez por todas...


(Trilha Sonora: Beth Orton - Pass In Time: The Definitive Collection)

2 Comments:

Blogger Fabiana Fonseca said...

Ainda não vi o filme, mas já estou desapontada. Deuses astronautas... bobagem.

9:56 PM  
Blogger Camila Alam said...

ai, mário, nem vi o filme... mas agora nem quero ver mesmo! bjs!

1:17 PM  

Postar um comentário

<< Home