Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

domingo, junho 01, 2008

Dois pra Lá, Dois pra Cá

Estou de volta! Após uns dias de descanso, finalmente estou livre de uma preguiça crônica - consequência óbvia das férias - e escrevendo novamente. Como tenho vários assuntos para comentar, vou aos poucos. Antes, uma rápida reflexão. Pela primeira vez viajei para um país da América Latina, o Chile. Em Santiago, tive a impressão de uma cidade imersa em cultura, que vibra com as artes e tem orgulho de seus ídolos, como o onipresente Pablo Neruda, por exemplo. Também fiquei com a impressão de que nós, brasileiros, estamos mesmo muito isolados. Sempre achei isso, na verdade. Mas agora eu senti na pele. A Língua Portuguesa é estranha à América Latina, uma barreira à integração plena da cultura hispanoamericana na América do Sul. Enfim... Em breve prometo falar sobre Pablo Neruda e sobre Los Jaivas, banda mítica de rock progressivo, com mais de 30 anos de atividade.

Mas vamos ao título. Durante a viagem, fiquei quase 100% fora do mundo. Alguns dias depois é que soube da morte de Zélia Gattai, autora de "Anarquistas, Graças a Deus". E no caminho do aeroporto para casa li sobre a morte de Sydney Pollack, diretor de "A Noite dos Desesperados", número 90 na 'Lista Mário Reys dos Melhores Filmes de Todos os Tempos'. Duas notas tristes...

Para compensar, duas notas alegres (e uma nota bônus). O novo álbum de Aimee Mann, '@#%&! Smilers', recebeu cinco (5!!!) estrelas da revista MOJO. Foi chamado de "clássico instantâneo". E uma surpresa de Cannes: a vitória surpreendente de Sandra Corveloni, considerada melhor atriz por seu trabalho em 'Linha de Passe', filme de Walter Salles e Daniela Thomas. Aproveito aqui para dizer que outro brasileiro vitorioso no festival está de volta aos cinemas, em cópias restauradas. É Glauber Rocha e seu espetacular "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro". Imperdível.

Sobre a foto que ilustra o texto. É Kat Von D, que agora lidera o reality show 'LA Ink'. Nada a ver com nada.

Ela só é um absurdo de mulher. :)

Fico devendo minhas impressões sobre o novo Indiana Jones.


(Trilha Sonora: Led Zeppelin - IV)