Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

sexta-feira, julho 04, 2008

High Bass Com Sotaque Latino

Por razões que já discutimos aqui (só ver os posts anteriores), o Brasil está culturalmente isolado do resto da América Latina. E na música não poderia ser diferente. Quantas bandas ou artistas, por exemplo, são famosos por aqui, de lotar casas de shows e tudo mais? Meia dúzia? Três, talvez? Enfim... São poucos. Mas quando falamos de um gênero específico, daqueles cultuados por nichos fora da moda, a história é outra.

Falemos de rock progressivo.

Eu tive a minha fase de fã de rock progressivo. Conhecia um monte de grupos estranhos de lugares esquisitos. Do Chile, tenho em minha coleção até hoje uma obra-prima incontestável: 'Alturas de Machu Picchu', o álbum clássico de Los Jaivas. Os caras - de Viña Del Mar - são os melhores representantes latino-americanos nesse tal de roque enrow progressivo. No Chile, são monumentais. A imagem que ilustra o texto (mais uma de minha autoria) é um busto de Eduardo 'Gato' Alquinta, guitarrista e vocalista da banda, morto em 2003. Está no Parque da Quinta Vergara, em Viña Del Mar, ao lado de Pablo Neruba e Gabriela Mistral. Reconhecimento pouco é bobagem.

Voltemos ao rock dos Jaivas, no ritmo há mais de 30 anos! 'Alturas de Machu Picchu' é baseado em um poema de Pablo Neruda. Está em 'Canto Geral'. Como o Pink Floyd fez em Pompéia, eles levaram todos os seus instrumentos para o topo das montanhas peruanas e gravaram um especial para a TV lá mesmo, em Machu Picchu. Também fizeram um show monumental na Ilha de Páscoa. Sem falar que tocaram na Antártida. Eles são os reis dos concertos 'diferentes'. Para quem não conhece, vale muito conferir. Para quem já conhece, vale uma nova visita.

E viva o rock latino dos Jaivas!

(Trilha Sonora: Alturas de Machu Picchu - Los Jaivas)