Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

sexta-feira, outubro 12, 2007

Paulo Autran

Perdemos hoje um dos maiores - provavelmente o maior - atores brasileiros de todos os tempos. Paulo Autran morreu aos 85 anos. E olhem só: foram 62 anos dedicados à arte da interpretação, no teatro, no cinema e na televisão. Para relembrar bem pouco de sua obra, três momentos que marcaram minha vida por uma ou outra razão:

Paulo Autran está no terceiro melhor filme brasileiro da história do cinema: "Terra em Transe". Sob o comando de Glauber Rocha, deixou um trabalho magnífico no papel de um afetado Porfírio Diaz, ditador de uma república de bananas, ao lado de Jardel Filho. Brilhante.

No início da década de 90, quando era um dos produtores da equipe de variedades da Rádio Jovem Pan AM, tive o privilégio de ir até o apartamento de Paulo Autran, em São Paulo, nos Jardins, para gravar trechos de poesias de Fernando Pessoa. Inesquecível.

Na época em que a televisão ainda tinha alguma relevância cultural (por menor que fosse), as novelas eram inteligentes, engraçadas e - surpresa! - bem escritas. E - quem diria! - eram protagonizadas por atores de verdade! Abaixo, a cena clássica, antológica, de "Guerra dos Sexos", com o duelo de Paulo Autran e Fernanda Montenegro.

Reparem na classe, na elegância, no charme.

Tchau, Paulo!