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terça-feira, setembro 11, 2007

A Magia do Cinema

Uma iniciativa muito interessante está ocorrendo, ainda tímida, discreta, em uma cidade do interior de São Paulo. É o projeto “Paulínia - Magia do Cinema”. É uma nova tentativa de fomentar no Brasil o cinema industrial. A criação deste pólo artístico lembra o que foi, lá na década de 50, a companhia Vera Cruz, também em São Paulo, em São Bernardo do Campo. A Vera Cruz, que assinava “Produção Brasileira de Padrão Internacional”, foi uma aventura de empresários italianos sonhadores, com pretensões “hollywoodianas”. Durou quatro anos. Produziu 18 filmes. “O Cangaceiro”, de Lima Barreto, é o mais famoso de todos.

Em Paulínia, olhando de longe, e bem rapidamente, tudo parece um pouco mais profissional, apesar de algumas besteiras que li no site oficial (abaixo). Mas, de qualquer forma, é legal ver alguém buscando dar um rumo – mesmo que dentro de um túnel ainda sem luz – para a cinematografia nacional. Será um trabalho árduo e dispendioso. Eu testemunhei o que países como Nova Zelândia e Austrália fazem para atrair investimentos culturais, principalmente americanos. A infra-estrutura é fantástica, do saneamento básico aos estúdios, passando pelos transportes e pela segurança. Os benefícios fiscais são mais do que generosos. E os resultados vieram! A trilogia “O Senhor dos Anéis” foi filmada na Nova Zelândia. Outra trilogia, “Matrix”, na Austrália.

Paulínia, a cerca de 120 quilômetros de São Paulo, é famosa por ser um dos mais ricos centros petroquímicos da América Latina. Com dinheiro em caixa, sonha em ficar famosa agora no escurinho do cinema. Por enquanto, nada de “O Senhor dos Anéis” ou “Matrix”. O primeiro filme a receber o selo “Paulínia - Magia do Cinema” será “Topografia de um Desnudo”, de Teresa Aguiar, com Lima Duarte, Ney Latorraca e Gracindo Júnior. Acho que vale manter um olho nos peixes e o outro, claro, na frigideira.

Segue o texto (ruim) do projeto, do site “Paulínia - Magia do Cinema”, quase na íntegra. Eu cortei uns parágrafos com informações repetidas, um errinho aqui e ali e o nome do atual prefeito, o autor da idéia. A arte deve estar além da política.


““Paulínia - Magia do Cinema” tem o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de um novo segmento econômico, a promoção do turismo cultural e de negócio e o incremento da cultura, tendo como conseqüência a geração de empregos, diretos e indiretos, mediante a capacitação profissional da população local na área de entretenimento por meio do desenvolvimento e implantação da indústria do cinema.

O “Paulínia - Magia do Cinema” irá incrementar as atividades culturais do Município, com reflexo no aspecto turístico, atraindo milhares de pessoas, fazendo com que o comércio local intensifique as suas atividades e, conseqüentemente, haja um aumento na arrecadação das receitas tributárias próprias municipais.

Veja-se o exemplo de Hollywood, em Los Angeles/CA e da Universal Studios e MGM Studios, em Orlando/FL, ambos nos Estados Unidos, onde estão localizados os grandes estúdios de cinema, sendo alguns dos destinos de viagens mais procurados pelas pessoas do mundo inteiro, que sonham em visitar suas cidades cenográficas, movimentando o comércio, as indústrias hoteleiras, de alimentação, de turismo, etc. Na Flórida, o turismo é considerado sua maior indústria, com lucros estimados em US$ 57 bilhões ao ano.

Nesta esteira, importante ressaltar a abertura de um novo campo de atividades profissionais no Município de Paulínia, ligadas à atuação cênica, tais como: cenografia, fotografia, figurino, roteiro, montagem, etc.

Ademais, o cinema é um veículo de transmissão de idéias e pensamentos, além de ser uma forma de entretenimento e diversão. Filmes e vídeos são capazes de atrair um grande público, provocando debates e promovendo ações que envolvem a comunidade, criando uma marca regional de interesse nacional.

Tatiana Stefani Quintella, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Paulínia, é a responsável pelo projeto. Ela tem alta capacitação para o exercício do cargo, em razão da sua longa experiência obtida durante anos atuando nessa área como executiva de marketing da Warner Bros. e Columbia Tristar/ Sony Pictures, razão, inclusive, de sua identificação com o projeto denominado “Paulínia – Magia do Cinema”.”



(Trilha Sonora: Nickel Creek - Why Should The Fire Die?)