Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

quinta-feira, novembro 02, 2006

O Violino

A história de "O Violino" é bonita também fora das telas. Com muitas dificuldades, o diretor mexicano Francisco Vargas conseguiu rodar um média-metragem e levá-lo a uma mostra paralela do Festival de Cannes. O filme chamou atenção. Houve, então, a urgência de completá-lo. Passando mais uma vez pelas mesmas dificuldades, Vargas reuniu o elenco e a equipe técnica para filmar o restante de sua obra, voltou a Cannes e saiu da Un Certain Regard com o prêmio de Melhor Ator para Don Angel Tavira, que interpreta Plutarco, um velho violinista que não tem uma das mãos. Na vida real, ele é músico - professor de violino - e não tem uma das mãos.

Nas telas, a história da guerrilha campesina mexicana em sua luta contra os militares mexicanos é linda. Apesar de um pouco irregular (há duas tramas paralelas que convergem para um mesmo ponto - a do violinista e a da guerrilha), o filme é - como um todo - surpreendente. A produção ganhou cinco prêmios no Festival de Gramado e deve repetir a festa na Mostra de Cinema. Como o diretor foi convidado às pressas para vir a São Paulo, desconfio que o troféu Bandeira Paulista já tem dono. :0)

Na imagem acima (colorida apesar de o filme ser preto-e-branco), Don Angel Tavira (Plutarco), seu violino e sua interpretação naturalista de tirar o fôlego.

(Trilha Sonora: Bic Runga - Birds)

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

oi querido, falei do boulervard na casa no mato. beijos. http://casanomato.blogspot.com/

4:14 PM  

Postar um comentário

<< Home