Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

sábado, novembro 03, 2007

Fantasias Orientais

O cinema chinês que surge com força comercial no ocidente ainda está contaminado com os vírus do tigre e do dragão. Depois do sucesso de Ang Lee, cineastas consagrados como Zhang Yimou e Chen Kaige aderiram à moda. Mas só Zhang Yimou acertou!

“Herói” e “O Clã das Adagas Voadoras” são filmes belíssimos, de coreografias impossíveis e uma verossimilhança fantástica, muito particular e fascinante. A tradição recente continua com “A Maldição da Flor Dourada”. Mas, ao contrário das obras anteriores de Yimou, a história ganha importância, em detrimento das cenas de ação contra a lógica e a gravidade.

A trama lembra um pouco as tragédias familiares de William Shakespeare, como “Rei Lear” e “Hamlet”. Agora, nada acontece por acaso, ou apenas por um visual de encher os olhos. De encher os olhos mesmo é a interpretação de Gong Li (acima), magistral, talvez a melhor de toda a sua carreira.


(Trilha Sonora: This Mortal Coil – Blood)

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ei!
Fez as pazes com De Palma?
Eu queria muito ter visto o filme, mas foi impossível conseguir ingresso para essa e muitas outras sessões. Minha participação nesse ano foi um fracasso!
Por isso estava ansiosa pelos posts (tanto ou mais do que a Sílvia!). Não vi, mas pelo menos posso ter uma idéia do que perdi...rs.
No mais, precisamos comer Tim Tam!
Beijocas,
Jana.

2:59 PM  

Postar um comentário

<< Home