Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

sábado, novembro 03, 2007

Melodramas de Sangue

“A Casa das Cotovias” é o primeiro filme dos irmãos Taviani em quase 10 anos. Eu sou fã do trabalho de Paolo e Vittorio (na foto ao lado) . Na fila do cinema, tive de controlar a ansiedade tentando decorar a letra de “Chick Habit”, de April March, com meu iPod. Emoções assim, antecipadas, acabam por atrapalhar e prejudicar a percepção. Nos festivais pelos quais passou, a produção foi classificada pela crítica como excessivamente melodramática. Aqui no Brasil, Luiz Carlos Merten, o “Mestren” – dos poucos críticos que respeito, contra-atacou dizendo que é um melodrama sim, mas o melhor dos últimos 60 anos, desde Douglas Sirk. Infelizmente, fiquei decepcionado com o filme. Acho que o tal excesso de melodrama prejudica o resultado final, onde tudo parece desconexo, apesar de alguns bons momentos. Uma pena...

Por falar em melodrama, fui atraído para o filme “Amor Pulsa Mais Rápido que Sangue”, estréia do diretor japonês Hideki Kitagawa. É um melodrama moderno, que segue a tradição de auto-destruição por meio do sexo de filmes como “O Império dos Sentidos”, “Crônica de um Amor Louco” e “Matador”. A produção impressiona pela composição cuidadosa de cena, com imagens de raríssimo apuro plástico. E também pela mistura dos instintos de vida e morte. Prato cheio para Freud...


(Trilha Sonora: Portishead – Portishead)