Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

quarta-feira, maio 09, 2007

Cadeiras Numeradas

Como bom fã de histórias em quadrinhos e super-heróis em geral, lá estava eu, no sábado de manhã, pronto para comprar meu ingresso e ver "Homem-Aranha 3" em uma das salas do Cinemark do Shopping Market Place. Além do filme, uma outra estréia no circuito: cadeiras numeradas.

Eu vou ao cinema há - pelo menos - uns 25 anos. Nunca havia estado em uma sessão com cadeiras numeradas. E tudo sempre transcorreu muito bem. Nunca senti falta. E acho que a dinâmica de ir ao cinema é sensivelmente diferente de ir ao teatro ou a um show. Mas tudo bem. Escolhi - entre três opções de filas - a N. Cadeira 13. N13.

Em uma sala vazia, havia apenas uma fila tomada. A N. A M estava quase cheia. O resto do cinema, sem ninguém. Aí lembrei de um desenho do Pateta em que ele vai a um estádio ver um partida de futebol americano. Ele procura seu assento, encontra e senta. Ao seu lado, um outro pateta. Só então vemos que não há mais ninguém. Um juntinho do outro, lá estavam os dois patetas. E lá estava eu, o pateta, vendo "Homem-Aranha 3". Quem mandou querer ser o Pateta...

Enfim. Fiquei tão irritado que enviei o seguinte e-mail ao Cinemark. Aguardo a resposta para postá-la por aqui. Leiam:


Olá!

Gostaria de fazer uma séria reclamação sobre a sessão de 12h10 de "Homem Aranha 3", realizada no sábado, dia 05 de maio, no Shopping Market Place. Sempre quando quero ver um filme assim, de forte apelo popular, procuro as sessões com menor público. E as primeiras do fim de semana são as com a menor ocupação.

Ao chegar à bilheteria, às 11 horas, encontrei uma fila considerável, o que é absolutamente normal para uma grande estréia. Na minha vez, fui informado que os assentos seriam, a partir de agora, numerados. E que as filas D, N e uma outra qualquer (acima da N) estavam disponíveis. Achei estranho, porém possível. Afinal, era "Homem Aranha 3". Escolhi a fileira N e recebi a cadeira 13. N13.

Entrei logo depois na sala, procurei o meu lugar e sentei. Pouco depois toda a fileira estava cheia. Do meu lado esquerdo, um casal de japoneses. Do lado direito, uma loira com pipocas e refrigerante. As filas de cima estavam vazias. As de baixo, com exceção da M, também. A sala recebeu, naquela manhã, cerca de 25 pessoas, no máximo. O cinema deve comportar mais de 100.

Eu entendo a numeração de lugares, apesar de achar idiota e sem sentido. Mas não vou discutir. A questão é porque não pude escolher meu lugar entre todos os disponíveis? Por que manter a regra da numeração em sessões com baixíssima ocupação?

A sessão de "Homem Aranha 3" - que aguardava com ansiedade - foi muito prejudicada: pelo cheiro forte de pipoca com manteiga, pelo aperto e pelo desconforto desnecessários. A frustação e a irritação não serão compensadas. De qualquer forma, gostaria de saber o que será feito no futuro. Terei a mesma experiência desagradável ou a velha - e boa - experiência de sempre?

Aguardo uma resposta, com uma solução para as próximas sessões matutinas. Também espero uma compensação pelo tratamento que recebi no último sábado. Minha impressão é de que fui enganado na bilheteria. De que roubaram meu conforto e ainda levaram embora a estréia há tempos esperada.

Obrigado.

Um abraço,
Mário Reys.



(Trilha Sonora: Jenny Lewis - Rabbit Fur Coat)

2 Comments:

Blogger Água... said...

Mário,
não vou participar da sua campanha contra lugares numerados no cinema porque achei uma ótima idéia esta novidade. Assim, quando eu quiser assistir a um lançamento tão popular quanto o Homem-Aranha 3, não preciso chegar com mais de uma hora de antecedência para garantir um bom lugar.
Sobre a sua sessão especificamente, acredito que você tinha a mesma escolha que tem em ônibus de viagem: mudar de lugar assim que a viagem/sessão começa.
Beijo!

10:34 AM  
Blogger Unknown said...

Eu também não curto muito essa história do ingresso numerado. É coisa de gente organizada, que sabe planejar, que compra o ingresso antes pela internet. Dia desses fui ao Bombril e peguei uma fila super demorada por conta disso. Quando entrei na sessão, o filme já estava começando e tive dificuldades de encontrar meu lugar no escuro. Viva a anarquia do ingresso não-numerado!

10:45 AM  

Postar um comentário

<< Home