Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

quinta-feira, janeiro 03, 2008

ShyaMALAn

Estamos de volta! Depois de um longo (breve, na verdade) e tenebroso (bem agradável até) inverno (com um baita de um calor infernal)! Durante os poucos dias de folga, fiz quase nada. Vi uns programas bacanas na TV (sou fã de carteirinha do Discovery Channel e do History Channel - sempre têm coisas legais), cheguei até a fase final de "Justice League" no PlayStation (em parceria com a Nat, minha prima gata), aprendi a fazer uns docinhos, passei rapidamente por dois filmes de zumbis e por um outro, mais lentamente, que escolhi como tema de abertura de 2008: "A Dama na Água".

A direção é de M. Night Shyamalan. O roteiro também. Para variar, ele ainda faz uma pontinha. E aqui é chegado o momento de uma confissão. Eu sempre achei o Shyamalan um belíssimo diretor, mas que só fazia filmes ruins. Azar, talvez. Por causa dessa minha estranha visão, acompanhei toda sua carreira, a partir de "O Sexto Sentido", esperando sempre seu grande trabalho. Esperando, esperando e esperando. Esperando, esperando e esperando.

Depois de "O Sexto Sentido" (bobo, mas - em minha ingênua opinião - com um ótimo trabalho de direção), vieram "Corpo Fechado", "Sinais", "A Vila" e "A Dama na Água". O bobo passou a ser bobão, muito bobo, bobo pacas e ridículo (se encontrar palavra pior, substitua por favor). "A Dama na Água" é a comprovação de que eu estava errado. E como. Fui enganado. Shyamalan é mesmo um mala!

Quando estava na Nova Zelândia, lembro de ter visto um crítico de cinema local falar na TV sobre "Matrix Revolutions", que por lá teve uma daquelas estréias de fechar quarteirão, em iMax e tudo mais. Ele disse que a continuação de "Matrix" deveria ser uma comédia, de tão ruim. E ressaltou que nenhum filme com personagens como "o chaveiro" e "o arquiteto" pode ser levado a sério. É piada.

"A Dama na Água" tem, além da princesinha do mar que mora em uma piscina, "o curandeiro", "o guardião" e "o intérprete". É de chorar de tão ruim. Um lixo. E que - merecidamente - conquistou dois razzies (o anti-Oscar): pior diretor e pior ator-coadjuvante (para ele mesmo, Shyamalan, na foto acima, de cabelinho biito). Minha fé no cineasta indiano acabou. Atualmente em pós-produção, seu próximo filme, "The Happening", será visto por mim como "A Dama na Água": na televisão, em uma reprise qualquer, possivelmente em uma madrugada fria e vazia. E olhe lá...


(Trilha Sonora: Nena - Cover Me)

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ufaaaa... Por um momento achei que você ia elogiar esse lixo!

Beijos!

10:51 AM  
Anonymous Anônimo said...

Parei no "Corpo Fechado" por sorte ou - mais provável - medo, hehe.

5:17 PM  

Postar um comentário

<< Home