Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

sábado, dezembro 15, 2007

De Volta aos Prêmios

Os últimos dias estão cheios de novidades e ansiedades no cinema americano. Além das escolhas dos críticos, de Los Angeles a Nova Iorque, tivemos a divulgação da lista dos filmes indicados ao Globo de Ouro (depois de uma edição patética, em 2006). Falando muito de orelhada, parece tudo muito, mas muito melhor...

Vamos começar pelos críticos. De costa a costa, duas produções ganharam tudo ou quase tudo: "There Will Be Blood", de Paul Thomas Anderson, e "No Country for Old Men", de Ethan e Joel Coen. Também estão lá na disputa pelo Globo de Ouro, na categoria Melhor Filme - Drama. Para atrapalhar a hegemonia surge, talvez com chances, "American Gangster", de Ridley Scott.

Mesmo sem ter visto nenhum dos três, minha torcida está com "There Will Be Blood", e por razões óbvias, por causa de "Magnólia", a maior obra de arte do cinema moderno, e que não ganhou nadica de nada. Nem com a trilha de Aimee Mann. E por falar em Aimee Mann, sua canção "At the Edge of the World", do documentário "Arctic Tale" já está pré-indicada ao Oscar.

Na categoria Melhor Filme - Musical ou Comédia, destaques para "Sweeney Todd", de Tim Burton, "Across the Universe", de Julie Taymor, e "Charle's Wilson War", de Mike Nichols. É uma corrida bem menos empolgante. Estou, por enquanto, com "Across the Universe", comentado por aqui recentemente. Entre os filmes de língua estrangeira, a (excelente) surpresa é a lembrança de "Persepólis", um desenho animado que escapou da classificação "animação". Também estou com ele.

Juntando tudo, estou animado para o Oscar (o último foi bem sem graça...). Poderemos ver uma daquelas grandes lutas de peso-pesados. Entre os diretores, os já citados Tim Burton, Ethan e Joel Coen, Paul Thomas Anderson, Ridley Scott, Mike Nichols e ainda Julian Schnabel e David Cronenberg. Puxa vida.

Na foto acima, Rumer Willis, filha de Bruce Willis. Ela é a Miss Golden Globe 2008. Para quem não lembra, ano passado a Miss Golden Globe foi Lorraine Nicholson, filha de Jack Nicholson. Passando a guarda...


(Trilha Sonora: Vários - Young at Heart)