Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Cuca Fundida

A cuca fundida do título acima é do Woody Allen. Mas bem que poderia ser a minha... O Corinthians está agora na segunda divisão, os impostos estão cada vez mais altos e ainda roubaram o meu carrinho, meu humilde carrinho. Diante de tantas piadas de mau gosto, resolvi falar de algumas outras, e todas muito boas.

"Cuca Fundida" é um livro que reúne as melhores crônicas escritas por Woddy Allen para a revista New Yorker (livro que me foi emprestado por Heloisa Dassie, que a partir de agora será mais uma de minha leitoras assíduas, né?). Para quem acompanha sua obra, no cinema, claro, como diretor, roteirista e ator, é fácil reconhecer o humor tão característico e o universo de suas obsessões. As esquetes parecem escapar do papel a todo momento. E é exatamente aí que a leitura passa de meramente interessante a deliciosa.

Separei um trechinho do conto "Conversações com Helmholz". Dr. Helmholz, na cuca fundida de Woody Allen, "foi contemporâneo de Freud, pioneiro da psicanálise e fundador de uma escola de psicologia que hoje leva o seu nome. Mas talvez seja mais conhecido por suas experiências sobre o comportamento, nas quais provou que a morte é um traço adquirido".

Segue, para o seu bom humor:


"É verdade, eu fundei a escola da psicologia reversa, mas por acidente. Minha mulher e eu estávamos confortavelmente deitados para dormir quando deu-me uma irresistível vontade de beber água. Com preguiça de ir apanhá-la eu mesmo, pedi à Sra. Helmholz que fosse à cozinha buscá-la. Ela se recusou, argumentando cansaço por ter passado o dia ordenando galinhas. Finalmente, eu disse: Está bem, não estou com sede e, se você quiser saber, água seria a última coisa que eu tomaria agora. Com isso, a mulher deu um salto da cama e disse: Ah, não quer beber água, hem? - e foi lá dentro buscá-la. Tentei discutir o incidente com Freud durante uma gincana de analistas em Berlim, mas ele e Jung estavam empenhados numa corrida de sacos e não tiveram tempo de me ouvir."


(Trilha Sonora: Melissa Ferrick - In The Eyes Of Strangers)

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Hahaha Ótimo trecho. Precisa manter o bom humor mesmo amigo, ainda mais depois da história do carro. Espero que dê tudo certo procê passar o fim de ano com a gente!

3:41 PM  

Postar um comentário

<< Home