Uma Pausa para o Esporte... E a Música
A America’s Cup é um dos eventos esportivos mais antigos e tradicionais do planeta. É a Copa do Mundo da vela, realizada também de quatro em quatro anos. Estamos agora na fase final da edição de número 32, na Espanha, uma disputa entre os barcos Team Alinghi, da Suíça, que defende o título conquistado em 2003, e Team New Zealand, da Nova Zelândia. Apesar dos países, não é uma competição entre nações, mas entre equipes.
Em 1995, na Austrália, o Team New Zealand, com seu “Black Magic”, levou para casa o troféu e o direito de sediar o campeonato de 1999, que também venceu. Em, 2003, disputaria outra vez nas águas do Golfo de Hauraki, em Auckland. E eu estava por lá. E vi os kiwis perderem em casa para o time suíço, por 5 a 0, e que participava pela primeira vez da America’s Cup. Detalhe: Ernesto Bertarelli, CEO de uma empresa de biotecnologia da Suíça, entre os mais ricos do mundo, era o homem dos bastidores do Alinghi. Com dinheiro de sobra, ele contratou os melhores velejadores. Entre eles, Russel Coutts, ex-skipper (capitão) do TNZ. Ai, ai, ai...
A saída abrupta e, digamos, gananciosa de Coutts do TNZ para o adversário Alinghi não foi muito bem recebida. Ao deixar o porto para as provas decisivas, uma multidão de neozelandeses urrava “traitor, traitor, traitor” a plenos pulmões. O herói havia virado persona non-gratta. E a America’s Cup de 2003 ficou marcada pelo hino “Loyal”, de Dave Dobbyn, um dos músicos mais respeitados e conhecidos da Nova Zelândia. Team Alinghi respondeu, e com outra música: “Can’t Stop”, do álbum “By The Way”, do Red Hot Chili Peppers. E a competição de barcos foi transformada em uma guerra de declarações em versos rimados e refrões cantados aos gritos.
A final deste ano, como em 2003, será entre Team Alinghi, sem Russel Coutts, e Team New Zealand, no formato melhor de nove regatas. O placar (sempre atual, confira aqui ou no site da America's Cup): 5 a 2. Deu Alinghi! Deu RHCP! Aumente o volume!
(Trilha Sonora: Suzanne Vega - Beauty & Crime)
1 Comments:
Bap é fanático nisso!!!!!
Postar um comentário
<< Home