Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Memórias Musicais Afetivas

A arte embala nossas vidas. Desde que nascemos, músicas, pinturas, filmes, programas de TV e tantos outros estímulos vão construindo o caminho que trilhamos. E ficando pavimentados em nossa memória afetiva.

A década de 80, por exemplo, que está na moda, pode ser resumida em uma música de Siouxsie & The Banshees. Outro dia estava revisitando o álbum "Tinderbox", de 1986, quando, de repente, após alguns segundos de silêncio, a magia surge, sutil, em um mosaico de sons: "Cities In Dust".

O início emblemático, o refrão poderoso (com o indefectível "Ma friend...") e o clima pop-quase-gótico são um resumo dos anos 80. Durante 4 minutos e 4 segundos, viajei até o Companhia de Maria, até as voltas de bicicleta pelo Ibirapuera, até os passeios pela Vila Nova Conceição, até o percurso que fazia - a pé - para ver filmes em cinemas de rua, da avenida Santo Amaro, até os jogos de "Três Dentro, Três Fora" na vila em que morava...

Resumindo: a minha década de 80 tem a cara de "Cities In Dust".

E assim, da mesma forma, os anos 90 têm, para mim, a cara de "Plush", do Stone Temple Pilots. Bastam os primeiros acordes da guitarra e a voz grave mandando "And I feeeeeeeeeeeeeeeel..." para que eu volte à faculdade, aos finais de semana na estrada, ao grande amor de minha vida, à estréia da responsabilidade de verdade...

Resumindo outra vez: a minha década de 90 tem a cara de "Plush".

Para vocês recordarem, as respectivas letras estão nos posts abaixo. Viajem.


(Trilha Sonora: Sioxsie & The Banshees, "Tinderbox", e Stone Temple Pilots "Core")

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eu adorava "Animal Nitrate", do Suede. Era uma baladinha deprê que eu não fazia idéia do que se tratava. "Paranoid Android", do Radiohead, também me traz ótimas recordações: "Rain down, rain down/Come on rain down on me..." Aí vieram os discos da Aimée Mann... Muitas recordações. rs

12:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Para mim, a música que marca meus anos 80 é The Lady Don´t Mind - Talking Heads e a que marca os anos 90 é Soup Dragons - I´m free, to do what I want, any all time! Beijocas

1:37 PM  

Postar um comentário

<< Home