Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

quarta-feira, agosto 27, 2008

Um Novo Ângulo da Perspectiva

Já leram 'Uma Questão de Perspectiva', logo aí embaixo? Pois é. Depois de relaxar e contar até 10 umas 45 vezes, comecei a pensar sobre o assunto novamente. E fiquei matutando quem é quem na história do cinema. Olhei a 'Lista Mário Reys dos 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos', fiz visitas à minha memória, passei por uns livros e pronto! Separei os nove mais importantes diretores de todos os tempos, em minha modestíssima opinião. O objetivo é: não diga que um filme é genial se não tiver sido dirigido por um dos carinhas aqui. Eles são os Da Vincis, os Einsteins, os Darwins, os Shakespeares, os Freuds, os Mozarts, os Chicos Buarques, os Maradonas da sétima arte. Olhem só:

David Wark Griffith
Sergei Eisenstein
Fritz Lang
Alfred Hitchcock
Stanley Kubrick
Jean Renoir
Roberto Rossellini
Glauber Rocha
Ingmar Bergman


E agora você está aí querendo atirar na tela de seu computador. Calma. Há alguns cineastas que quase chegaram lá. Eu não os considero 'gênios', de talento nato, mas autores brilhantes, excepcionais. São esses aqui:

Federico Fellini
Michelangelo Antonioni
Luchino Visconti
John Ford
François Truffaut
Akira Kurosawa
Andrei Tarkovski


E agora você está aí carregando o revólver. Muita calma nessa hora. Eu pensei também nos diretores que são muito bons, que são ótimos, que são monstros do cinema. Segue uma pequena amostra, aberta para vocês palpitarem e aumentarem:

Jean Luc Godard
Francis Ford Coppola
Orson Welles
Pedro Almodóvar
Tsai Ming Liang
Paul Thomas Anderson
John Huston


Seguindo a lógica de famoso dito popular 'françois-trufista', os filmes dirigidos pelo primeiro escalão são melhores que os dirigidos pelo segundo escalão. E os do segundo escalão são melhores que os do terceiro escalão. Simples assim.

Achou Julio Bressane por aí? E Neville d'Almeida? Não? Pois é.

(Trilha Sonora: Beth Carvalho - Andança)

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Toda essa lista é só pra jogar água nos representantes do Brasil no Festival de Veneza? hahahaha Já pensou em ser juiz? Pelo jeito você vai conseguir colocar muita gente na cadeia.

8:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Já falei e repito: tem um italiano no lugar errado dessa lista.

11:53 AM  

Postar um comentário

<< Home