Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Marilyn Monroe por Bert Stern

A exposição "Marilyn Monroe - O Mito" já está aqui em São Paulo. Depois de serem retidas na alfândega brasileira por um bando de burrocratas e de uma passagem pelo Rio de Janeiro, as últimas fotos da atriz iluminam a Galeria Estação, que fica do lado do Sesc Pinheiros. Não vou recorrer agora à obviedade de dizer que a visita é obrigatória. Se você ainda não foi, vá. Se já foi, vá outra vez. Ponto.

As imagens de Marilyn Monroe captadas por Bert Stern (feitas para um ensaio para a revista Vogue, publicado pouco após sua morte), impressionam pela mulher que surge: Norma Jean. Em seu derradeiro momento de estrela, Marilyn decidiu despir-se de seu próprio mito, de revelar suas (poucas) imperfeições, suas rugas, sua cicatriz, seu corpo um tanto fora das medidas. Enfim, sua fragilidade. Em seu derradeiro momento de estrela, ela voltou a ser a menina que não conheceu o pai, que viveu com uma dúzia de famílias, que cresceu carente do amor que nunca teve nem nunca encontrou, nem mesmo na tela de cinema.

Ao entrar na galeria e dar de cara com um andar repleto de marilyns tão lindas, tão próximas, tão reais, quase chorei. De verdade. Acima, uma das fotos recusadas pelo olhar perfeccionista de Bert Stern.


(Trilha Sonora: Norah Jones - Feels Like Home)