Nome:
Local: São Paulo, São Paulo, Brazil

quarta-feira, março 14, 2007

Casa de Moagem

E se você pudesse escolher apenas um filme para ver esse ano? Qual seria? Eu responderia fácil: "Grindhouse", o double feature dirigido por Quentin Tarantino e Robert Rodriguez. Todos nós sabemos que a cultura cinematográfica de Tarantino vem de muitas sessões de exploitation, westerns spaghetti, lutas marciais, filmes B de terror e outras porcarias variadas. Ninguém melhor para recriar uma parte tão desprezada da história americana.


Mas o que é uma grindhouse (ou casa de moagem)? É aquele cinema vagabundo, que surge no pós-guerra, no meio da concorrência da TV, e que, para atrair público, apostava em sessões duplas, e com preços razoáveis. Sessões, claro, que transbordavam de sexo e de sangue. Como não havia intervalo (compre seu ingresso e entre a hora que quiser), as fitas rodavam "back to back". E coitadas... Já sacou porque os cinemas eram chamados de grindhouses? Porque eles moíam os filmes sem dó.


O mais legal de toda a história é que Quentin Tarantino está recriando sessões "grindhouse" pelos Estados Unidos. Ele montou um festival que exibe algumas das pérolas que ele via quando adolescente perturbado. E a história fica melhor... Logo após concluir a pós-produção de seu filme, o que deve acontecer em breve, Tarantino vai a algumas das sessões para fazer as honras do filme. Que tal um "blackpoitation" desconhecido dos anos 70 apresentado por Quentin Tarantino, ao vivo, ali na sua frente? :0)


Na imagem acima, o pôster do filme. Parece até "de época"...



(Trilha Sonora: Allison Moorer - The Hardest Part)